O que são Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) digitais

A Biblioteca Escolar aproveita a oportunidade originada pelo atual momento de confinamento / ensino à distância para criar, coligir, adaptar e divulgar diversos Jogos de Fuga Educativos digitais (JFED) adequados aos vários graus de ensino do Agrupamento.

Inspirados nos Escape Rooms do mundo do entretenimento, em que um grupo fica fechado num determinado espaço e tem 60 minutos para resolver um conjunto diversificado de enigmas até conseguir escapar, os JFED são uma adaptação desse princípio ao contexto educativo.

Tendo por base obras literárias ou narrativas de ação e mistério criadas para o efeito, os alunos (individualmente ou em equipa) vão desvendando uma sucessão de enigmas baseados nos conteúdos curriculares.

Segundo Adelina Moura e outros autores «Esta atividade favorece a aprendizagem, melhora a motivação, torna visível o trabalho colaborativo e a coesão de grupo» e «ao mesmo tempo, possibilita obter feedback sobre a aprendizagem adquirida, as competências digitais dos alunos, o raciocínio lógico-matemático e a criatividade».