Organizar uma caça ao tesouro em casa

Ao fim de várias semanas em casa, as crianças começam a estar entediadas. Fica aqui uma sugestão de atividade: organizar um jogo de caça ao tesouro. Para além de ser muito divertido e ter algum movimento físico, o jogo contribui para melhorar a compreensão e execução de instruções orais e escritas.

OBJECTIVO
Procurar e descobrir vários pedaços de papel onde estão as letras de uma «mensagem secreta».

PREPARAÇÃO
1 – Arranje vários pedaços de papel (6 a 10, em função do número de letras da «mensagem secreta»).
2 – Numere cada papel e escreva em cada um, por ordem, as letras da «mensagem secreta», por exemplo, G O S T O D E T I (9 pedaços de papel).
3 – Na outra face de cada papel, escreva as instruções para encontrar o seguinte. Por exemplo, «Espero-te na prateleira do frigorífico, debaixo do fiambre» ou «Procura-me na estante do corredor, na prateleira cujo resultado é igual a 3+2» ou «Leva a roupa suja para o cesto; encontrar-me-ás lá».
4 – Coloque os pedaços de papel nos locais indicados nas instruções.

COMO JOGAR
1 – Dê oralmente as instruções para encontrar o primeiro papel. Pode ser um enigma como «estou no sítio onde as notícias chegam à hora marcada» (atrás ou debaixo da TV).
2 – O(s) jogador(es) seguirá/ão depois as ordens escritas em cada papel, até encontrar o último.
3 – No final, o(s) jogador(es) colocará/ão todos os papéis pela ordem numérica, para descobrir a «mensagem secreta» (pode ser qualquer uma, a indicada acima é apenas uma sugestão).

Este jogo pode ter as variantes que os organizadores entenderem, em função da idade e das características das crianças. Uma alternativa é pedir às crianças para organizarem elas o jogo umas para as outras (ou para os adultos jogarem).