Eça e os 130 anos de Os Maias

Este slideshow necessita de JavaScript.

No âmbito da comemoração da primeira edição do romance Os Maias, de Eça de Queirós, publicado no verão de 1888, a biblioteca da escola sede recriou, na sua área de exposições, dois espaços da Lisboa oitocentista, na qual decorreram várias atividades.

Na semana em que também se celebrou o aniversário do nascimento do escritor, em 25 de novembro de 1845, a turma de 11.º ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, no âmbito do estudo da obra na disciplina de Português, organizou um lanche queirosiano, aberto à comunidade escolar, inspirado em iguarias referidas nas inúmeras páginas passadas à mesa pelas personagens das mais diversas obras deste autor, que considerava a «cozinha» como uma das «mais interessantes manifestações de toda a civilização». Criou-se assim mais uma oportunidade para revisitar o universo deste escritor, espelho visionário do Portugal contemporâneo.

No mês de dezembro, no âmbito do apoio à operacionalização dos currículos, a biblioteca criou um conjunto de atividades à volta do conto “A aia”, estudado pelas turmas de 9.º ano da escola, na disciplina de Português. Após uma abordagem à vida e obra do autor, através de uma caça ao tesouro pelo recinto da escola, realizaram-se várias atividades, com uma componente lúdica, à volta da história do conto, das suas personagens e dos seus ensinamentos.