Literacia digital 2.1

https://becreaepmos.wordpress.com/category/formacao-em-literacia-digital/unidades-tematicas/
(Clicar na imagem para aceder às Unidades Temáticas)


“As bibliotecas (…) fomentam o treino e a formação para as literacias digitais, dos média e da informação, preparando os alunos para a pesquisa, uso, produção e comunicação da informação e para a participação segura e informada nas redes sociais.”

In Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020. Lisboa: RBE, 2013.

 

No ano letivo 2015/2016, a Biblioteca Escolar iniciou o projeto Literacia Digital destinado às turmas de 5º ano do Agrupamento. O projeto pretendia dotar os alunos de conhecimentos e competências, no âmbito da literacia da informação e do uso seguro da Internet e das redes sociais, através de 18 sessões anuais, por turma, lecionadas nos tempos letivos da componente de Apoio ao Estudo ou de Formação Integral do Aluno (FIA).
A necessidade deste projeto decorreu da observação, pelo pessoal docente e não docente das bibliotecas, dos comportamentos dos alunos nos espaços das bibliotecas escolares, nomeadamente no uso da Internet e das redes sociais, bem como da avaliação dos seus conhecimentos recolhida no âmbito da autoavaliação regular das bibliotecas escolares. Por outro lado, o currículo do 2º Ciclo não dava então resposta às necessidades dos alunos nestas áreas dado que as competências no âmbito das literacias da informação e dos média eram transversais e, como tal, nem sempre eram abordadas nas várias disciplinas, quer por opção dos professores, quer pela falta de tempo devido à extensão dos programas respetivos.
Com a publicação do decreto-lei 55/2018, foi introduzida a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no 2º Ciclo e, em simultâneo, registou-se uma redução da carga horária da componente de Apoio ao Estudo na qual decorriam a maioria das sessões do projeto Literacia Digital.
Assim, o projeto Literacia Digital foi reestruturado, desenvolvendo-se como se apresenta mais abaixo.

ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES

– As sessões decorrem nos tempos letivos de Apoio ao Estudo e / ou de Formação Integral do Aluno (ou equivalente); podem ainda ocorrer nos tempos letivos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento caso a respetiva planificação inclua a temática dos média.
– O calendário anual das sessões é elaborado pelo professor bibliotecário de cada escola em coordenação com os docentes das disciplinas envolvidas.
– Os conteúdos das sessões sobre segurança na Internet e nas redes socias podem variar de acordo com a planificação das turmas na disciplina de TIC.
– Caso o tempo não permita a concretização de todas as sessões no 5º ano, alguns conteúdos podem transitar para o 6º ano.

PLANEAMENTO DAS SESSÕES

SESSÕES 1 e 2
Temas / Conteúdos: Os espaços, os recursos e a organização da biblioteca escolar. Pesquisa e localização autónoma de documentos no espaço da biblioteca escolar.
Metas / Competências: reconhecer e identificar a diversidade dos recursos da biblioteca escolar; utilizar correctamente técnicas de pesquisa no catálogo eletrónico da biblioteca escolar; selecionar os documentos mais adequados às tarefas de aprendizagem das diversas disciplinas; localizar com eficácia documentos no espaço da biblioteca escolar.

SESSÕES 3 e 4
Temas / Conteúdos:
Pesquisa avançada de fontes de informação na Internet (demonstração e prática).
Metas / Competências:
localizar fontes de informação na Internet adequadas às suas necessidades pessoais e escolares; refletir e definir as palavras-chave para a pesquisa; conhecer e utilizar técnicas avançadas de pesquisa (pesquisa com operadores, com expressões e outras).

SESSÃO 5
Temas / Conteúdos:
Avaliação de fontes de informação em linha.
Metas / Competências: Avaliar a pertinência e fiabilidade da informação em páginas da Internet.

SESSÕES 6 e 7
Temas / Conteúdos:
Como fazer citações e referências bibliográficas (de fontes impressas e de fontes em linha)
Metas / Competências: distinguir entre frases transcritas, modificadas e parafraseadas; citar e referenciar as fontes de informação utilizadas existentes em documentos impressos ou em documentos digitais disponíveis na Internet.

SESSÕES 8 e 9 (a coordenar com a disciplina de TIC)
Temas / Conteúdos:
Preservar a identidade e privacidade em linha (cuidados e procedimentos).
Metas / Competências: conhecer regras de segurança a implementar na utilização das redes sociais; refletir sobre a identidade e a sua preservação em linha; avaliar os perigos da partilha de conteúdos; conhecer algumas opções de configurações de contas (Google, Facebook, Instagram ou outras);

SESSÃO 10 (a coordenar com a disciplina de TIC)
Temas / Conteúdos:
O cyberbullying.
Metas / Competências: reagir positivamente às situações de cyberbullying

OUTRAS SESSÕES (quando pertinente)
Temas / Conteúdos: Como estruturar um trabalho escrito.
Metas / Competências: Organizar de forma eficaz a informação de um trabalho escrito

Literacia digital 1.0

lit dig01

O Conselho Pedagógico do AEPM aprovou, na sua reunião de 25 de Junho de 2015, um projeto de formação em Literacia Digital proposto pela BECRE. Este surgiu da necessidade de preparar os alunos para os desafios da Esfera Digital, em particular a internet.
Composto por 12 unidades temáticas, será desenvolvido no horário de Apoio ao Estudo e Formação Cívica de cada uma das turmas do 5º ano da EB2MOP e da ESMA, realizando-se até seis sessões em cada período, num máximo de 18 por turma durante o ano letivo.

Os pressupostos que levaram à conceção do projeto têm em conta o seguinte:
– que a implantação dos dispositivos e recursos de comunicação e informação digital no quotidiano da população portuguesa é crescente e incontornável;
– que o uso indiscriminado e inadequado desses dispositivos e recursos pelos alunos começa a criar alguns incidentes preocupantes no espaço escolar (cyberbullying, segurança individual e outros), de que há já alguns casos a registar no AEPM;
– que compete à escola desenvolver nos alunos um conjunto de competências relacionadas com esse tema, que são transversais às várias disciplinas;
– que a excessiva carga dos conteúdos definidos nos programas das várias disciplinas dificulta essa concretização;
– que não existe, ao nível do 2º CEB, nenhuma disciplina em que esse trabalho seja desenvolvido em particular;
– que existe por parte dos alunos grande interesse nessa formação, documentado através de um inquérito sobre clubes e projetos;
– que faz parte da missão da Biblioteca Escolar (BE) «contribuir para o desenvolvimento de competências de literacia da informação, nomeadamente de seleção, tratamento e produção de informação em suportes físicos e virtuais diversificados».

Os assuntos a abordar serão os seguintes:
Apresentação
Unidade 1 – Pesquisa e localização de documentos na BE. O catálogo eletrónico.
Unidade 2 – Navegar em segurança
Unidade 3 – Direitos e deveres em linha
Unidade 4 – Identidade e privacidade em linha
Unidade 5 – O cyberbullying
Unidade 6 – Como pesquisar na internet
Unidade 7 – Avaliar fontes de informação em linha
Unidade 8 – O plágio e os Direitos de Autor
Unidade 9 – Como fazer citações e referências bibliográficas
Unidade 10 – Aprender com os dispositivos móveis
Unidade 11 – Como elaborar trabalhos escolares
Unidade 12 – Como redigir e apresentar um trabalho escolar

No final do ano, os alunos realizarão um teste de avaliação de conhecimentos, utilizando uma aplicação em linha (Socrative).