BECRE desafia famílias a celebrar o seu dia internacional com atividades de leitura

No próximo dia 15 de maio (sexta-feira), celebra-se o Dia Internacional da Família.
Neste período de confinamento forçado, sendo desaconselhadas as iniciativas de grupo ao ar livre, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós (BECRE) desafia as famílias dos alunos a celebrar esta efeméride realizando uma atividade de leitura colaborativa.
Assim, propomos que selecionem uma história do vosso agrado e que a recontem com alegria e criatividade.
Poderão usar os livros que têm disponíveis em casa ou escolher um nos repositórios com livros digitais, vídeos e gravações áudio de acesso livre, disponíveis na página da BECRE, (ver aqui: http://lermos.net/?cat=69)
Façam-nos depois chegar a gravação da atividade em formato áudio ou vídeo, até ao final do mês de maio, através do email becre@aepmos.pt, autorizando a sua divulgação pública.
Os trabalhos serão publicados nas páginas da BECRE (portal lermos.net, Facebook e Instagram), de modo a partilhar experiências e a promover uma imagem positiva do ato de ler, bem como a importância da família na educação infantil, e a reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem o agregado familiar.

Organizar uma caça ao tesouro em casa

Ao fim de várias semanas em casa, as crianças começam a estar entediadas. Fica aqui uma sugestão de atividade: organizar um jogo de caça ao tesouro. Para além de ser muito divertido e ter algum movimento físico, o jogo contribui para melhorar a compreensão e execução de instruções orais e escritas.

OBJECTIVO
Procurar e descobrir vários pedaços de papel onde estão as letras de uma «mensagem secreta».

PREPARAÇÃO
1 – Arranje vários pedaços de papel (6 a 10, em função do número de letras da «mensagem secreta»).
2 – Numere cada papel e escreva em cada um, por ordem, as letras da «mensagem secreta», por exemplo, G O S T O D E T I (9 pedaços de papel).
3 – Na outra face de cada papel, escreva as instruções para encontrar o seguinte. Por exemplo, «Espero-te na prateleira do frigorífico, debaixo do fiambre» ou «Procura-me na estante do corredor, na prateleira cujo resultado é igual a 3+2» ou «Leva a roupa suja para o cesto; encontrar-me-ás lá».
4 – Coloque os pedaços de papel nos locais indicados nas instruções.

COMO JOGAR
1 – Dê oralmente as instruções para encontrar o primeiro papel. Pode ser um enigma como «estou no sítio onde as notícias chegam à hora marcada» (atrás ou debaixo da TV).
2 – O(s) jogador(es) seguirá/ão depois as ordens escritas em cada papel, até encontrar o último.
3 – No final, o(s) jogador(es) colocará/ão todos os papéis pela ordem numérica, para descobrir a «mensagem secreta» (pode ser qualquer uma, a indicada acima é apenas uma sugestão).

Este jogo pode ter as variantes que os organizadores entenderem, em função da idade e das características das crianças. Uma alternativa é pedir às crianças para organizarem elas o jogo umas para as outras (ou para os adultos jogarem).

Aulas da TV já estão no YouTube


As emissões do projeto #EstudoEmCasa a difundir pela TV estão já disponíveis no YouTube. Para isso, foram criados vários canais, um por cada ciclo / nível de ensino, a que é possível aceder a partir do seguinte endereço (canal do Pré-Escolar):
www.youtube.com/channel/UChcfiTs4sqjwRS6fzaxKyog/

Horários do ensino mediado pela TV

Ficam aqui os horários das atividades de ensino-aprendizagem mediadas pela televisão para a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico e também algumas ligações úteis para quem pretender saber mais sobre o assunto. As grelhas de emissão poderão ser descarregadas em pdf, em versões «amigas da impressão».

ENSINO BÁSICO – Emissões #EstudoEmCasa (RTP Memória)

Grelha de Emissão (ficheiro a preto e branco, para imprimir)

Grelha de Emissão (ficheiro com pouca cor, para imprimir)

Página do projeto #EstudoEmCasa no portal da RTP

 

PRÉ-ESCOLAR – Programa Zig Zag (RTP2)

Grelha de programação (ficheiro a preto e branco, para imprimir)

Página do programa Zig Zag no portal da RTP

Página do programa Zig Zag no Facebook

Desafios de leitura

A partir dos recursos aqui disponibilizados e/ou das bibliotecas familiares, serão lançados neste espaço alguns «desafios de leitura» para pais e filhos.
Os resultados serão depois divulgados publicamente, de modo a partilhar experiências e a promover uma imagem positiva do acto de ler.