Livros digitais sobre saúde

A editora «Ideias com História», que criou e lançou o site CoronaKids, em parceria com a DGS, disponibiliza gratuitamente alguns livros seus sobre Saúde, em formato PDF. Para abrir, basta clicar nas imagens.

«A minha mãe é médica e já tenho saudades dela»

«Chamo-me Leonor, tenho treze anos, e a minha mãe é médica. Ela sempre teve horários estranhos, mas agora, desde que apareceu este novo coronavírus, cada vez estou menos com ela. Nos últimos dias ela deixou mesmo de vir a casa e já tenho saudades. Muitas».
Um livro, recomendado pela DGS, que é uma homenagem aos médicos, enfermeiros e a todos os profissionais de saúde, mas também aos seus filhos, e que está inserido na coleção da editora «Tudo vai ficar bem», relativa à COVID-19. O livro vai ter brevemente versões em italiano, espanhol, inglês e chinês. Continuar a ler

CoronaKids


Designação:
CoronaKids
Endereço: http://www.coronakids.pt/
Descrição: portal lúdico-pedagógico cujo objetivo é informar sobre a doença provocada pelo novo coronavírus. Disponibiliza notícias diárias, informações úteis sobre a COVID-19, curiosidades, jogos, vídeos e atividades divertidas para quem está em casa.
Responsável: Ideias com História

Biblioteca Digital da RBE: Ensinar e Aprender online


Endereço: https://spark.adobe.com/page/s2BSbJwABwE6I/
Descrição: Plataforma de recursos de acesso aberto e universal, em atualização permanente, desenvolvida pela RBE. Estes estão organizados em cinco tipologias:
1. Salas de streaming – tal como o nome indica, aqui, encontra vídeos com potencial educativo, organizados por áreas, como ciência, leitura e até cidadania.
2. Livros digitais – repositório de eBooks para descarregar e/ou ler em diferentes plataformas; disponibilizam-se também audiolivros.
3. Índice de autores – menu organizado por autores que recolhe conteúdos relacionados, muito diversificados e apelativos para utilização educativa. Aqui encontra entrevistas, biografias, documentários…, em suportes variados (podcast, vídeo, imagem, texto…).
4. Os media em revista(s) – revistas temáticas que apresentam artigos atuais e significativos que contribuem para o aprofundamento dos diferentes assuntos. Aqui se encontram artigos nacionais e internacionais, desde a neurociência à gamificação.
5. Podcasts – para os amantes do áudio, aqui se disponibilizam recursos incontornáveis para ambiente educativo/formativo na voz de professores, alunos, mas também especialistas e personalidades de renome em cada uma das suas áreas.

MILD: Manual de Instruções para a Literacia Digital


Endereço:
http://mild.rbe.mec.pt/
Descrição: Plataforma digital da Rede de Bibliotecas Escolares que pretende ajudar os jovens a usar a Internet e as redes digitais de uma forma mais informada, consciente, crítica e segura.  Apresenta um conjunto de recursos e atividades nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais, organizados em oito áreas de literacia, que podem ser usados em contexto formal ou informal de aprendizagem, na sala de aula, na biblioteca escolar ou de forma autónoma pelos jovens.

Flashart – Canal do Youtube


Designação:
Flashart – Canal do Youtube (Vídeo-livros)
Endereço: https://www.youtube.com/user/famisil1/videos
Descrição: Este canal tem como objetivo a promoção da leitura na infância. A partir de histórias animadas e contadas, incentivar a aquisição, oferta, empréstimo, requisição na biblioteca, … do livro para manusear e ler.
Responsável: Biblioteca Escolar EB Ribeiro de Carvalho
Formato: vídeo, para audição e leitura em linha.
Download: Não

Catalivros

inf catalivrosDesignação: Catalivros
Endereço: http://www.catalivros.org/
Descrição: Repositório de livros de autores portugueses para a infância e juventude, alguns parciais e outros completos.
Alguns dos livros têm versões áudio. Inclui outros recursos relacionados com a obras disponibilizadas.
Responsável: Fundação Calouste Gulbenkian
Formato: Shockwave Flash, para leitura em linha.
Download: Não