Cascata do ribeiro da Fórnea, Alcaria, Porto de Mós.
TAREFAS
Cada grupo deve: 1 – Aceder às páginas indicadas no seu subtema. 2 – Recolher informações sobre o assunto: cinco ou seis, na forma de frases afirmativas. 3 – Confrontar as informações em pelo menos duas das páginas indicadas, de modo a confirmar a sua veracidade. 4 – Transformar as frases recolhidas em frases interrogativas (perguntas). 5 – Elaborar três alternativas de resposta para cada pergunta: uma certa, uma errada (mas que parece certa) e uma «tonta».
INTRODUÇÃO Conhecida hoje como Batalha de Aljubarrota, pela proximidade da localidade do mesmo nome, esta era designada pelos cronistas e pelo poder régio portugueses de há 500 anos atrás por Batalha Real.
«Batalha Real [por nela tomarem parte dois reis: D. João I e D. Juan I] foi, de facto, o nome por que a conheceram os seus contemporâneos, aqueles que a travaram e venceram.» diz-nos o historiador leiriense Saul António Gomes, na sua obra «A Batalha Real» (2007).
Vamos conhecer um pouco mais deste importante acontecimento da História de Portugal. Continuar a ler →
Título: Como vivem as abelhas Nível de ensino: 1º CEB Ano de escolaridade: 4º Disciplina(s): Estudo do Meio / Português Projeto «O Segredo da Abelha» (Turmas 7PTM e 8PTM – Ano letivo 2013-14)
Nível de ensino: 2º Ciclo Ano de escolaridade: 5º Disciplina: História e Geografia de Portugal Tema: Portugal no passado Sub-tema: A Revolução de 1383-1385
O projecto «Aprender com a Biblioteca Escolar» foi lançado no ano lectivo 2012-2013 pelo Gabinete da RBE com os seguintes objectivos: – desenvolver as literacias essenciais à aprendizagem e à formação dos alunos na sociedade do conhecimento; – integrar o papel da biblioteca escolar e a ação do professor bibliotecário na promoção e melhoria dos níveis destas literacias; – associar a leitura, o uso das TIC, de diferentes media e a pesquisa e trabalho com a informação, em situações de aprendizagem curriculares ou extracurriculares, através da articulação biblioteca escolar/ professor; – dotar as bibliotecas de um instrumento que oriente as suas práticas e contribua para o alargamento do seu papel, influência e impacto no sucesso educativo. São três as áreas: Literacia da Leitura, Literacia dos Média e Literacia da Informação. O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós optou pela terceira, que está a desenvolver com várias turmas do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Para aceder aos documentos fundamentais deste projecto, ir a http://www.rbe.min-edu.pt/np4/709.html.