A visita da Camila

Com o objectivo genérico de «assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do Agrupamento», os professores bibliotecários responsáveis pelo EPE e 1º CEB lançaram, no ano lectivo 2009/2010, o programa de itinerância «A Visita da Camila».

Inicialmente com periodicidade mensal (havia três PB responsáveis pelo programa), esta foi reduzindo progressivamente, até a apenas uma sessão por período para cada turma de cada um destes níveis de educação / ensino.

Foi criada uma mascote (fantoche) – uma gralha de bico vermelho chamada Camila – que serve de mediadora nas diversas sessões.

A tipologia das actividades desenvolvidas abrange o apoio ao currículo, a formação de utilizadores e a promoção da leitura.

Nesta secção se dá notícia do desenvolvimento deste programa, ano a ano (tendo havido uma interrupção, por falta de condições logísticas, no ano lectivo 2014-15).

O registo das actividades iniciais do primeiro ano encontra-se no blogue «Sítio da Camila»

Projecto «Camila e as histórias viajantes»

camila viajantes

Objectivos: Estreitar laços entre os JI do AEPM, através da partilha de leituras; promover o gosto de ouvir e contar histórias; desenvolver competências de comunicação.

Destinatários: JI com e sem serviço de BE

Calendarização: ao longo do ano; uma sessão por período em cada sala. No caso do JI ser servido por uma BE, a sessão desenrolar-se-á aí, no horário de actividade da mesma; no caso em que tal não aconteça, a actividade decorrerá na sala do grupo, em dia/hora a determinar.

Descrição: A gralha Camila desloca-se a cada uma das salas dos JI, levando um livro com uma história escolhido pelos meninos da última sala onde esteve, acompanhado por uma mensagem «escrita» por estes. Na visita à sala do JI seguinte, levará uma nova história, escolhida pelos meninos da sala do JI que visita, bem como uma mensagem de apresentação da mesma.

 

Procedimentos

Antes da sessão: A Educadora responsável escolhe com as crianças um livro infantil com uma das histórias da sua preferência; prepara a narração dessa história com as crianças; elabora com estas uma mensagem para a sala do JI seguinte.

Durante a sessão: Numa primeira fase, a Camila lerá / contará a história enviada pela sala do JI anterior; depois, passar-se-á à história escolhida pelas crianças do JI visitado, que será também lida / narrada no momento pela Educadora responsável ou recontada pelas crianças. No final, a Camila deixará o livro e a mensagem que traz e receberá o livro e a mensagem para a sala do JI seguinte.

Depois da sessão: A exploração da história trazida pela Camila ficará ao critério da Educadora responsável, sugerindo-se que se faça uma análise da mesma com as suas crianças, que poderá servir de base a uma mensagem de agradecimento às crianças que a escolheram.

O livro chegado com a Camila será posteriormente devolvido à origem pela Educadora responsável (por exemplo, na reunião de Departamento seguinte), com a mensagem das crianças que o receberam.

CIRCUITO A (Carlos A. Silva): Alqueidão da Serra 1, Alqueidão da Serra 2, Arrimal 1 + Arrimal 2, Corredoura, Fonte do Oleiro, Mendiga, Porto de Mós 1, Porto de Mós 2, Porto de Mós 3, S. Bento, Serro Ventoso, Tojal

CIRCUITO B (Isabel Jorge): Alvados, Calvaria 1, Calvaria 2, Casais Garridos, Cumeira de Cima, Juncal, Mira de Aire Nº 1, Mira de Aire Nº 2, Pedreiras 1, Pedreiras 2, Pedreiras 3, S. Jorge

Quatro anos do programa «A Visita da Camila» no Arrimal

camila lagoa

Os alunos da EB1 do Arrimal fizeram um balanço dos quatro anos do programa de itinerância «A Visita da Camila». Depois de redigirem textos em prosa e verso, ilustraram-nos com fotos das várias sessões e sonorizaram-nos, criando um vídeo fantástico. Foi a sua prenda para a gralha Camila e para o professor bibliotecário Carlos Alberto Silva, no dia da última visita deste ano lectivo. Obrigado meninos e senhoras professoras. Até sempre.

> VER FILME

O aniversário da Camila

aniv camila2

Camila, a gralha-de-bico-vermelho mascote da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Porto de Mós celebra o seu aniversário. No âmbito do programa «A Visita da Camila», toda a família se juntou e vai andar até ao final do ano lectivo pelas EB1 e JI do Agrupamento a fazer a festa. Parabéns, Camila. (Na foto, Camila, o marido Camilo e a filha Lola).

Gralha Camila sensibiliza para a poluição marinha

Sendo, em 2013, «O mar» o tema da «Semana da Leitura», foi esse também o assunto da sessão do 2º Período do programa «A Visita da Camila».

«O médico do mar», de Leo Timmers, foi a história escolhida para apresentar ao Pré-escolar, utilizando-se a técnica do kamishibai.

Para o 1º CEB, adoptou-se uma história do professor bibliotecário Carlos A. Silva intitulada «Marina e os mares de plástico», que aborda a questão da poluição marinha por resíduos de plástico. O caso da «grande mancha de lixo do Pacífico Norte» e a tragédia dos albatrozes na ilha de Midway dão o mote para um jogo de salvamento de espécies marinhas em perigo denominado «Jogo dos cinco giros». No final, os alunos recebem um folheto em que a mascote das bibliotecas do Agrupamento de Porto de Mós deixa 12 sugestões de «coisas» que estes e as respectivas famílias podem fazer para «salvar o planeta».

As turmas são ainda convidadas a produzir textos sobre este tema para uma exposição que se irá realizar na «Semana da Leitura» (que em Porto de Mós será uma quinzena), denominada «Oceanário das Palavras».

Disponibilizamos aqui os materiais utilizados, para uso dos interessados:
O que Marina descobriu sobre os «mares de plástico» (pps)
Jogo dos cinco giros (pps)
Jogo dos cinco giros (tabuleiro para imprimir)
Jogo dos cinco giros (cartas dos animais a salvar)
12 coisas que tu e a tua família podem fazer
Apresentação da exposição «Oceanário das Palavras»
Silhuetas de animais marinhos para a exposição «Oceanário das Palavras»

O documentário sobre os albatrozes da ilha de Midway pode ser visto abaixo.

djembed

Programa de itinerância 2012-13

Objectivos
Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do Agrupamento.

Destinatários
Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância

Tipologia das actividades
Actividades de apoio ao currículo
Actividades de formação de utilizadores
Actividades de promoção da leitura

Estratégias complementares
Utilização de uma mascote – uma gralha de bico vermelho chamada Camila – como mediadora nas diversas sessões.
Desenvolvimento de uma secção específica no portal da BECRE – http://lermos.net

Calendarização e orgânica geral

O programa decorre de Outubro de 2012 a Maio de 2013.
Cada circuito tem uma periodicidade média de  um trimestre, dependendo de diversos factores, como os feriados e as interrupções lectivas.
As sessões realizam-se às quintas-feiras, durante o período da manhã, em duas salas por dia, uma antes e outra depois do intervalo matinal – isto para cada um dos dois professores bibliotecários envolvidos. Poderá ainda haver sessões noutros dias e noutros horários, a definir caso a caso.

Organização temática

Outubro / Dezembro
1º CEB: «O homem de água» + Actividade experimental de filtragem de água
EPE: «Blhec» + A importância da água na higiene corporal

Janeiro / Março
1º CEB: «Marina e os mares de plástico» – Impacto da poluição na vida marinha
EPE: «O médico do mar» Impacto da poluição marinha nos animais
1º CEB + EPE: Exposição «Oceanário das Palavras»

Abril / Junho
1º CEB + EPE: «O aniversário da Camila» / Encerramento

Responsáveis / dinamizadores
Professores bibliotecários Carlos Alberto Silva e Isabel Jorge

Blogue da Planeta Tangerina divulga «Manta das histórias»

A editora Planeta Tangerina, responsável pelo livro «A manta», de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, dá conta da nossa «Manta das histórias» no seu blogue. Como era solicitado no documento «Propostas de exploração para pais e educadores» para o livro em questão, disponibilizado na página principal da editora, enviámos-lhes uma mensagem electrónica, relatando como se desenvolve o nosso projecto, inserido no programa «A Visita da Camila». A receptividade foi imediata e, no passado dia 8, lá foi colocado um artigo com «Parabéns à escola, [aos professores bibliotecários] e a todos os meninos.»
Obrigado, Isabel e Yara, por nos darem a ler tão belas histórias, motivadoras de projectos como este.

Tecer uma «manta de histórias» e «correr com os números»

 

O programa «A Visita da Camila» volta à estrada este 3º período com duas propostas aliciantes. Para o 1º CEB, foi escolhido o livro «A manta» (VER AQUI) de Isabel Minhós Martins (VER AQUI), uma das obras seleccionadas este ano pela Biblioteca Internacional da Juventude (Alemanha), considerada a maior do mundo na área infanto-juvenil – e que será divulgada na Feira do Livro Infantil de Bolonha (VER AQUI). Aos alunos das 52 turmas do Agrupamento será pedido que elaborem, a partir de «retalhos» de tecido, textos para a nossa própria «Manta das histórias», que ganhará corpo numa secção especial do portal da BECRE (VER AQUI).

As crianças dos Jardins-de-infância acompanharão uma corrida especial em que o Jorge, protagonista de «O carrinho número 1» (VER AQUI), irá aprender muitas coisas sobre o «sentido de número», apesar de chegar em último. A história será contada com recurso ao livro, da autoria de Eva Montanari (VER AQUI) e de um teatro em miniatura, onde a corrida se desenrolará.

Programa de itinerância 2010-11

Objectivos
Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do Agrupamento.

Destinatários
Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância

Tipologia das actividades
Actividades de apoio ao currículo
Actividades de formação de utilizadores
Actividades de promoção da leitura

Estratégias complementares
Utilização de uma mascote – uma gralha de bico vermelho chamada Camila – como mediadora nas diversas sessões.
Desenvolvimento de um blogue onde se fomenta o feed-back sobre as actividades desenvolvidas durante as sessões (no portal da BECRE – http://lermos.net).

Calendarização e orgânica geral

O programa decorre de Outubro de 2010 a Maio de 2011.
Cada circuito tem uma periodicidade média de  um mês, dependendo de diversos factores, como os feriados e as interrupções lectivas.
As sessões nas diversas salas realizam-se durante o período da manhã, em duas salas por dia, uma antes e outra depois do intervalo matinal – isto para cada um dos dois professores bibliotecários envolvidos.
A hora de início da primeira sessão depende da distância a que o estabelecimento de ensino respectivo se situar da sede do Agrupamento, prevendo-se que seja entre as 9h00 e as 9h30.

Organização temática
O tema a desenvolver durante este ano lectivo é o LIVRO enquanto objecto, abordando-se cinco aspectos ou sub-temas:

– a produção de texto
– os suportes (entre eles, o papel)
– a impressão
– a ilustração
– a encadernação

No final, espera-se que cada turma tenha produzido alguns objectos «livro», que incorporarão uma exposição, a realizar em data e local a definir.

Responsáveis / dinamizadores
Professores bibliotecários Carlos Alberto Silva e Isabel Jorge

Programa de itinerância 2009-10

casam7

Objectivos
Assegurar serviço de biblioteca para todos os alunos do Agrupamento.

Destinatários
Escolas do 1º CEB e Jardins de Infância

Tipologia das actividades
Actividades de apoio ao currículo
Actividades de formação de utilizadores
Actividades de promoção da leitura

Estratégias complementares
Criação de uma mascote – uma gralha de bico vermelho chamada Camila – que servirá de mediadora nas diversas sessões.
Criação de um blogue onde se fomentará o feed-back sobre as actividades desenvolvidas durante as sessões (https://sitiodacamila.wordpress.com).
Criação de um Centro de Recursos Virtual (no blogue), com materiais, propostas de actividade e ligações para sítios úteis, relacionados com cada um dos temas tratados.

Calendarização e orgânica geral
O programa decorre de Outubro de 2009 a Julho de 2010 (neste mês, apenas para o pré-escolar).
Cada circuito tem uma periodicidade média de três semanas a um mês, dependendo de diversos factores, como os feriados e as interrupções lectivas.
As sessões nas diversas salas realizam-se durante o período da manhã, em duas salas por dia, uma antes e outra depois do intervalo matinal – isto para cada um dos três professores bibliotecários envolvidos.
A hora de início da primeira sessão depende da distância a que o estabelecimento de ensino respectivo se situar da sede do Agrupamento, prevendo-se que seja entre as 9h00 e as 9h30.

Organização temática
OUTUBRO – Mês da Biblioteca Escolar
NOVEMBRO – Mês da Ciência
DEZEMBRO – Mês da Solidariedade
JANEIRO – Mês da boa vontade e da paz
FEVEREIRO – Mês da Irreverência
MARÇO – Mês da Primavera e da Poesia
ABRIL – Mês do Livro
MAIO/JUNHO – Mês da Diversidade e do Ambiente

Responsáveis / dinamizadores
Professores bibliotecários Carlos Alberto Silva, Isabel Jorge e Rosário Vazão