Vai cuidAR-TE… a ARTE dá saúde e bem-estar!

This slideshow requires JavaScript.

Nos tempos difíceis que atravessamos, o contacto com a Arte é um dos melhores remédios para ajudar ao nosso equilíbrio mental. Por isso, neste ano letivo, a Biblioteca escolheu a ARTE como fio condutor das suas atividades, especialmente nas duas escolas secundárias do Agrupamento.
Assim, realizaram-se ao longo do primeiro período várias atividades destinadas a chamar a atenção da comunidade escolar para os benefícios da Arte, começando pela criação de um vírus “bom” que disseminou a mensagem através de slogans como “O que ARDE cura? Não! A ARTE cura!”, “Infeta-te com Literatura!”, “Uma peça musical imuniza-te contra o mal!”, entre outros.
No mês de novembro, foram apresentados artistas que, confrontados com situações de doença ou de incapacidade, encontraram na Arte um meio para ultrapassarem as suas dificuldades, nas áreas da literatura (Hans Christian Andersen, Fernando Pessoa, Phillip K. Dick, Paulo Coelho, António Lobo Antunes…), da música (Mozart, Ray Charles, Seal, Camila Cabello,…), ou da pintura (Edvard Munch, Salvador Dalí, Frida Kahlo,…), e ainda filmes que retratam situações em que a Arte tem um papel fundamental no bem-estar.
Em dezembro destacaram-se artistas que foram perseguidos, presos ou exilados, por causa da sua arte ou da sua vida pessoal, mas que encontraram de novo na Arte um caminho para o seu bem-estar.
Paralelamente foi lançado um concurso de fotografia, intitulado FotogrfAR-TE, aberto a toda a comunidade escolar, e destinado a estimular a criatividade e o sentido de observação através de fotos relacionadas com os temas das exposições (“A Arte dá saúde e bem-estar” e “Coisas presas”). Este concurso irá prosseguir ao longo do ano, o mesmo acontecendo com outras atividades ligadas a esta temática, a começar pelos livros selecionados para a fase de escola do Concurso Nacional de Leitura.

(C)Sem Meias Palavras…

 

This slideshow requires JavaScript.

(C)Sem Meias Palavras, a Clara, a Filipa, a Lara, o Rodrigo e o Rui, alunos do 12.º A-PM e do 12.ºCT-MA, deram a conhecer livros que gostaram de ler aos seus colegas das turmas do 10.º ano do Agrupamento. Este ano, esta atividade, promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com as professoras de Português das turmas, decorreu via Zoom o que permitiu juntar alunos das duas escolas secundárias.

A Biblioteca agradece aos alunos a disponibilidade e o tempo despendido para realizar esta atividade. Esperamos que esta atividade tenha contribuído para que muitos jovens tenham encontrado o livro certo para eles pois, citando o escritor James Patterson, “não há jovens que não gostam de ler”; há é muitos jovens que “não estão a ler os livros certos “.