ESPM e ESMA: Top Livros e Top Leitores – 2.º período 2018/2019

Findo o 2º período, divulgamos o Top Livros e o Top Leitores das Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire. O Top Livros inclui os títulos dos livros mais requisitados para empréstimo domiciliário. O Top Leitores regista os alunos com maior número de requisições domiciliárias na área da ficção. Aos melhores leitores será oportunamente entregue um prémio pela equipa da BECRE. Para eles, e os outros, os nossos parabéns.

Escola Secundária de Porto de Mós

Escola Secundária de Mira de Aire

Miúdos a votos na Escola Secundária de Porto de Mós

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre 11 e 15 de março decorreu a campanha eleitoral no âmbito da iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes” 2019.
Na Escola Secundária de Porto de Mós (ESPM), o 8.ºC decidiu fazer campanha a favor do livro O Diário de Anne Frank. Para tal, apresentaram a algumas turmas dos 7.º e 8.º anos uma dramatização com os momentos finais vividos no anexo em que Anne, a sua família, a família Van Daan e o Sr. Dussel viveram durante cerca de dois anos. Ouvido um excerto do diário, o anexo é invadido pelos soldados alemães; foi também uma oportunidade para relembrar aos presentes as condições de vida dos judeus e a tragédia do Holocausto.

No dia 15 de março decorreu o ato eleitoral. Na ESPM podiam votar todos os alunos do 3.º Ciclo.
Apurados os resultados, votaram 72 alunos com a seguinte expressão

  1. O Diário de Anne Frank: 81,94 %
  2. A culpa é das estrelas: 4,17 %
  3. A lua de Joana: 4,17 %
  4. Avozinha Gângster: 2,78 %
  5. Harry Potter e a pedra filosofal: 2,78 %
  6. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar :1,38 %

Votos nulos: 2,78%
O “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes” é uma iniciativa da revista Visão Júnior, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Pordata e a Comissão Nacional de Eleições, entre outras entidades, e pretende promover a cidadania e a leitura, permitindo aos jovens defender em público as suas ideias e perceber como decorre um ato eleitoral.

ESPM e ESMA: Top Livros e Top Leitores – 1.º período 2018/2019

Findo o 1º período, divulgamos o Top Livros e o Top Leitores das Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire.
O Top Livros inclui os títulos dos livros mais requisitados para empréstimo domiciliário.
O Top Leitores regista os alunos com maior número de requisições domiciliárias na área da ficção.
Aos melhores leitores será oportunamente entregue um prémio pela equipa da BECRE. Para eles, e os outros, os nossos parabéns.

Escola Secundária de Porto de Mós

Escola Secundária de Mira de Aire

Os Poetas Saíram à Rua: mais de 150 participantes levaram a poesia até à ruas de Porto de Mós

Mesmo com chuva, os poetas saíram à rua no passado dia 10 de junho. Se o percurso físico foi mais pequeno do que previsto, começando na Escola Secundária de Porto de Mós e acabando no cineteatro, o percurso emocional manteve-se como imaginado, passando espiritualmente pela Igreja de S. Pedro, a praça da República e o Castelo de Porto de Mós, acompanhado pelas palavras, declamadas e cantadas, de grandes poetas e autores portugueses, a saber: Luís de Camões, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, António Aleixo, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, Natália Correia, Eugénio de Andrade e José Saramago.
Os protagonistas foram alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós com a colaboração do Coro Vila Forte e da Tuna da Universidade Sénior. Mais de centena e meia de participantes num evento organizado em parceria pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas e o Município de Porto de Mós e que foi aberto ao público em geral.

Guerra dos Livros 2018: a Grande Batalha

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diz o escritor americano James Patterson que «não há jovens que não gostam de ler. Há jovens que gostam de ler e jovens que não estão a ler os livros certos.» A partir desta ideia, a Biblioteca Escolar, em colaboração com as docentes de Português do 8º ano, dinamizou ao longo do ano letivo 2017/2018 a terceira edição da Guerra dos Livros que pretende promover a leitura livre e autónoma dos alunos. Mas também a cooperação e a solidariedade. Assim, as turmas A e B do 8º ano da Escola Secundária de Mira de Aire (ESMA) estiveram “em confronto” em várias batalhas ao longo do ano letivo. Em cada turma, os alunos eram livres de ler e, querendo ler, podiam escolher um livro entre vários. Depois, podiam juntar-se com outros colegas para colocar desafios a outra turma sobre os livros lidos. Elaborar desafios, ou responder-lhes, permitia ganhar pontos para a turma respetiva.
No passado dia 13 de junho, a “guerra” finalizou com a Grande Batalha.

Continuar a ler

CSem Meias Palavras: alunos aconselham livros aos seus colegas mais novos

(C)Sem Meias Palavras foi o nome escolhido para a atividade de promoção da leitura dinamizada pela Biblioteca Escolar, em colaboração com os docentes de Português, para as turmas do 7º ano da Escola Secundária de Mira de Aire. Inspirada no princípio dos speed dates anglo-saxónicos, os mediadores de leitura, alunos do 8º ano, tinham dois minutos para “seduzir” os seus colegas do 7º ano para a leitura de um livro que eles próprios já leram e de que gostaram. No final, os alunos eram convidados (mas não obrigados) a levar um exemplar do livro que mais lhes agradou. Continuar a ler