Águas Mil: a água nas palavras dos poetas

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A Biblioteca Escolar apresentou, no dia 13 de junho de 2019, no cineteatro de Porto de Mós, um espetáculo intitulado Águas Mil. Esta iniciativa centrou-se em poesia relacionada com a água em todas as suas formas: a impetuosa água do mar, corajosamente sulcada pelos marinheiros quinhentista, a água das fontes, dos rios e da chuva, a água que nos habita, água triste das nossas lágrimas, água sedenta e fecunda do desejo e do amor. O evento foi dinamizado por alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, que cantaram ou declamaram as palavras dos poetas, e ainda com participações especiais do Coral Vila Forte e da DiArte Dance. Apresentamos, de seguida, alguns momentos destes eventos.

ESPM e ESMA: Top Livros e Top Leitores – 2.º período 2018/2019

Findo o 2º período, divulgamos o Top Livros e o Top Leitores das Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire. O Top Livros inclui os títulos dos livros mais requisitados para empréstimo domiciliário. O Top Leitores regista os alunos com maior número de requisições domiciliárias na área da ficção. Aos melhores leitores será oportunamente entregue um prémio pela equipa da BECRE. Para eles, e os outros, os nossos parabéns.

Escola Secundária de Porto de Mós

Escola Secundária de Mira de Aire

Miúdos a votos na Escola Secundária de Porto de Mós

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entre 11 e 15 de março decorreu a campanha eleitoral no âmbito da iniciativa “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes” 2019.
Na Escola Secundária de Porto de Mós (ESPM), o 8.ºC decidiu fazer campanha a favor do livro O Diário de Anne Frank. Para tal, apresentaram a algumas turmas dos 7.º e 8.º anos uma dramatização com os momentos finais vividos no anexo em que Anne, a sua família, a família Van Daan e o Sr. Dussel viveram durante cerca de dois anos. Ouvido um excerto do diário, o anexo é invadido pelos soldados alemães; foi também uma oportunidade para relembrar aos presentes as condições de vida dos judeus e a tragédia do Holocausto.

No dia 15 de março decorreu o ato eleitoral. Na ESPM podiam votar todos os alunos do 3.º Ciclo.
Apurados os resultados, votaram 72 alunos com a seguinte expressão

  1. O Diário de Anne Frank: 81,94 %
  2. A culpa é das estrelas: 4,17 %
  3. A lua de Joana: 4,17 %
  4. Avozinha Gângster: 2,78 %
  5. Harry Potter e a pedra filosofal: 2,78 %
  6. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar :1,38 %

Votos nulos: 2,78%
O “Miúdos a votos: quais os livros mais fixes” é uma iniciativa da revista Visão Júnior, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Pordata e a Comissão Nacional de Eleições, entre outras entidades, e pretende promover a cidadania e a leitura, permitindo aos jovens defender em público as suas ideias e perceber como decorre um ato eleitoral.

ESPM e ESMA: Top Livros e Top Leitores – 1.º período 2018/2019

Findo o 1º período, divulgamos o Top Livros e o Top Leitores das Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire.
O Top Livros inclui os títulos dos livros mais requisitados para empréstimo domiciliário.
O Top Leitores regista os alunos com maior número de requisições domiciliárias na área da ficção.
Aos melhores leitores será oportunamente entregue um prémio pela equipa da BECRE. Para eles, e os outros, os nossos parabéns.

Escola Secundária de Porto de Mós

Escola Secundária de Mira de Aire

O Mundo dos Livros

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alexandre O’Neill, Florbela Espanca, Luísa Ducla Soares, Luís de Camões, Pablo Neruda, entre muitos outros, emprestaram os seus versos à iniciativa “O Mundo dos Livros”, destinada a estimular a leitura dos alunos das turmas de 7.º ano.

As palavras dos poetas possibilitaram uma viagem física e espiritual; a primeira pelos espaços das escolas; a segunda pelos vários mundos proporcionados pela leitura, da poesia ao terror, passando pela fantasia, a aventura, a ficção científica, a banda desenhada, ou ainda, pelo romance policial, o teatro e, claro, o mundo da adolescência.

A dinamização da atividade esteve a cargo dos alunos das turmas 9.ºA (na Escola Secundária de Mira de Aire) e 8.ºC (na Escola Secundária de Porto de Mós) que, feita a apresentação do(s) mundo(s) dos livros, incitaram os seus colegas mais novos a escolher livros, de acordo com os seus gostos pessoais, para levarem para casa e poderem ler, sem constrangimentos, sem outras obrigações, senão… desfrutar do prazer de ler.

O “Mundo dos Livros” foi uma atividade organizada em parceria entre a Biblioteca Escolar e as docentes de Português das turmas, no âmbito do projeto do Agrupamento “Ler mais, aprender melhor”, destinado a aumentar os índices de leitura dos alunos e que contempla, para o efeito, uma hora semanal no horário das turmas do 7.º ano de escolaridade.