Biografias de Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões, o poeta da epopeia dos Descobrimentos (RTP Ensina):

 

Pequena biografia de Luís Vaz de Camões (áudio):

FONTE: https://www.practiceportuguese.com/shorties/luis-vaz-de-camoes/

Artigo sobre Luís de Camões na Infopédia (clicar aqui).

Alunos do AEPM cada vez mais próximos da final do CNL

Tendo sido já realizadas todas as provas escritas da fase intermunicipal do 14º Concurso Nacional de Leitura, estão de parabéns os alunos Rita Pereira e Lorenzo Reis (1º CEB), Mafalda Valente e Letícia Ferreira (2º CEB), Manuel Bispo e Marta Ferreira (3.º CEB), Constança Marques e Sónia Paulo (Secundário).
Serão oito os alunos dos diversos níveis de ensino a integrar a equipa do AEPM que, no próximo dia 21 de abril, rumará a Leiria para as provas orais, que decorrerão presencialmente no Teatro Miguel Franco e contarão com duas etapas. Na primeira, haverá uma prova de leitura em voz alta. Na segunda, uma prova de conhecimentos (para o 1.º e 2.º CEB) ou de argumentação (para o 3.º CEB e Secundário).
A fase intermunicipal irá apurar dois dos cinco de cada nível de ensino a concurso. Os oito finalistas participarão, no dia 5 de junho, na fase final, em Oeiras.
A atividade será difundida em tempo real através do Facebook da entidade organizadora, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, cujo endereço é: https://www.facebook.com/BMALV.

Resultados do IV Concurso Concelhio de Leitura

A vencedora do IV Concurso Concelhio de Leitura de Porto de Mós foi a aluna Filipa Simões do Centro Escolar das Pedreiras. Em segundo lugar ficou Matilde Moniz, da EB1 de Casais Garridos e em terceiro, Letícia Ascenso da EB1 do Juncal. Em quarto lugar ficaram Alice Barreiro, da EB1 de S. Bento, Francisco Inácio, do Centro Escolar de Porto de Mós e Pedro Conde da EB1 n.° 2 de Mira de Aire.

As provas, uma de leitura em voz alta e outra de argumentação, decorreram na Biblioteca Municipal de Porto de Mós, durante a manhã de quinta-feira, 25 de março.

Vem aí a Semana (mês) da Leitura

Embora em tempos de grande incerteza, a BECRE-AEPM não deixará de celebrar este ano a Semana da Leitura, que se estenderá por todo o mês de março. Assim, estão previstas as seguintes atividades (à distância):

  • Para os alunos do 3.º CEB e Secundário, o desafio «Ler n@ rede é o melhor remédio», em que estes poderão gravar as suas leituras (prosa ou poesia), que serão depois difundidas nas redes sociais da BECRE.
  • Uma sessão das «Conversas com livros», agendada para o dia 19, depois de jantar, também com alunos do ensino Secundário.
  • Para o 1.º CEB, decorrerá o IV Concurso Concelhio de Leitura, nos dias 24 (prova escrita) e 25 (provas “de palco”).
  • Haverá ainda sessões de histórias «em linha», para os JI e EB1.
  • Prevista, está também uma ação sobre Jogos de Fuga Educativos (Escape Rooms) para os docentes do AEPM interessados.

Apurados concorrentes para a fase intermunicipal do CNL

Estão já apurados todos os alunos dos diversos níveis de ensino que irão representar o concelho de Porto de Mós na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se indicam a seguir:

1.º CEB
Rita Pereira (EB1 de Alqueidão da Serra)
Lorenzo Reis (EB1 da Calvaria)
Kyara Rodrigues (EB1 de Mira de Aire n.º 1)
Maria Inês Dias (EB1 de Porto de Mós)

Continuar a ler