Desafios de leitura

A partir dos recursos aqui disponibilizados e/ou das bibliotecas familiares, serão lançados neste espaço alguns «desafios de leitura» para pais e filhos.
Os resultados serão depois divulgados publicamente, de modo a partilhar experiências e a promover uma imagem positiva do acto de ler.

Como pedir apoio

Para pedir apoio à Equipa da BECRE, clique na imagem abaixo e preencha o formulário. A sua resposta seguirá o mais rapidamente possível, em função da disponibilidade e da complexidade do assunto.

 

Apoio ao Ensino à Distância

No contexto da pandemia do COVID 19, a Biblioteca Escolar (BECRE) responde às novas formas de trabalho operacionalizadas pelas escolas do AEPM, redirecionando a sua ação para a criação dos seguintes serviços e recursos em linha:

1. Serviço de referência e apoio a professores e alunos
O apoio deve ser solicitado através de formulário próprio ou na «Sala de apoio ao e-Learning (ensino à distância)» do Moodle do AEPM (apenas professores).

2. Apoio à Educação Literária
São apresentadas nesta secção as listas de títulos indicados para cada ano de escolaridade e alguns documentos em formato digital de utilização livre; os restantes recursos poderão ser acedidos no Moodle do AEPM, na disciplina «Becre / Becre (educação literária)» (apenas professores) e devem ser utilizados de acordo com os termos e condições ali descritos.

3. Promoção da leitura
São apresentados nesta secção diversos repositórios com livros digitais, vídeos e gravações áudio de acesso livre.
Serão também lançados alguns DESAFIOS para incentivar a leitura em família.

4. Apoio às literacias da informação e dos média
São disponibilizados nesta secção vários guias de apoio à realização de trabalhos de pesquisa pelos alunos. Para outro tipo de apoio relacionado com estas temáticas, deverá proceder-se conforme indicado do ponto 1.

5. Otimização dos restantes meios de difusão da informação da BECRE
Página  no Facebook
Página no Instagram

Nuno Caravela na EB2MOP e no Centro Escolar de Pedreiras

O escritor e ilustrador Nuno Caravela volta ao Agrupamento de Escolas de Porto de Mós para apresentar os livros da coleção «O Bando das Cavernas». A atividade será no próximo dia 5 de Março, integrada nas comemorações do Mês da Leitura.
Durante a manhã, o autor realizará duas sessões para os alunos do 5.º ano da EB2MOP, às 9h30 e às 11h00. À tarde, pelas 14h00, será a vez dos alunos do Centro Escolar de Pedreiras. Nestas duas escolas, estão a decorrer feiras do livro de autor, com as obras da referida coleção.
Continuar a ler

Encontros com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho visitará, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, algumas escolas do Agrupamento de Porto de Mós. No primeiro dia, durante a manhã, realizará uma sessão para os alunos das Pedreiras e, à noite, para os pais e encarregados de educação deste Centro Escolar. Na manhã do segundo dia, estará no Cineteatro de Porto de Mós, com os alunos do 1.º CEB da vila e, à tarde, no Auditório de Alqueidão da Serra, com os alunos desta localidade e os de Fonte do Oleiro e São Jorge.
Esta iniciativa tem o apoio da Casa do Povo de Alqueidão da Serra, que cede gratuitamente o seu auditório, e da Câmara Municipal de Porto de Mós, que cede o Cineteatro e assegura o transporte.
Pedro Seromenho Rocha nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Quando tinha dois anos de idade a sua família mudou-se para Tavira. Continuar a ler

Vamos imaginar… um mundo melhor

Este ano, as unidades de biblioteca do 1.º e 2.º CEB do AEPM vão desenvolver as suas atividades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.
Ao longo dos três períodos lectivos, haverá exposições, sessões temáticas / de contos, concursos e encontros com escritores, relacionados com algumas das 17 metas.
Para já, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, para além de exposições sobre os ODS nas várias unidades, está decorrer na EB2MOP um concurso de escrita, desenho e vídeo a partir do mote «Vamos imaginar… um mundo melhor».

Contos do mar ameaçado

A propósito da comemoração do Dia Europeu do Mar, do Dia Mundial da Tartaruga e do Dia do Autor Português, que se celebram entre 20 e 23 de Maio, a biblioteca da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua realiza um conjunto de sessões de leitura em voz alta sobre a temática da poluição marinha.
As obras a apresentar são «Karaka», de Carmelinda Gonçalves Abu-Raya, «Roubar ao mar», de Carmen Zita Ferreira, e «Marina e os mares de plástico», de Carlos Alberto Silva.
A iniciativa tem como objectivos promover a leitura e os autores de língua portuguesa e comemorar as referidas efemérides, alertando para a necessidade de alterar comportamentos.
As inscrições podem ser feitas na sala de professores da EB2MOP ou na biblioteca escolar.

Concurso Nacional de Leitura 2019: apurados os representantes do Agrupamento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Realizaram-se, nos dias 7 e 8 de janeiro, as provas do primeiro momento do Concurso Nacional de Leitura 2019. Organizadas pela Biblioteca Escolar, as provas permitiram apurar, entre os cerca de 250 alunos participantes, os melhores de cada ciclo de ensino que irão representar o Agrupamento na fase intermunicipal deste concurso. Os alunos apurados foram os seguintes: 1º Ciclo: Letícia Ferreira (EB1 Mira de Aire nº1) e Guilherme Fernandes (EB1 Mendiga); 2º Ciclo: Lara Santos (EB2 Manuel O. Perpétua) e Alice Pereira (ES Mira de Aire); 3º Ciclo: Beatriz Marques e Pedro Vieira (ES Porto de Mós); Secundário: Daniela Franco e Alexandre Jorge (ES Porto de Mós). As provas, realizadas em todas as escolas do Agrupamento, incidiram nas obras Lendas do mar, de José Jorge Letria, no 1º Ciclo; O rapaz e o robô, de Luísa Ducla Soares, no 2º Ciclo; Coração sem abrigo, de José Jorge Letria, no 3º Ciclo; As pequenas memórias,de José Saramago, no Ensino Secundário. A Biblioteca Escolar agradece a todos os participantes bem como aos professores que promoveram este concurso junto dos seus alunos. O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que visa promover a leitura autónoma dos alunos de todos os ciclos de ensino.

Os caminhos da água

Cascata do ribeiro da Fórnea, Alcaria, Porto de Mós.

TAREFAS

Cada grupo deve:
1 – Aceder às páginas indicadas no seu subtema.
2 – Recolher informações sobre o assunto: cinco ou seis, na forma de frases afirmativas.
3 – Confrontar as informações em pelo menos duas das páginas indicadas, de modo a confirmar a sua veracidade.
4 – Transformar as frases recolhidas em frases interrogativas (perguntas).
5 – Elaborar três alternativas de resposta para cada pergunta: uma certa, uma errada (mas que parece certa) e uma «tonta».

Continuar a ler