Vamos imaginar… um mundo melhor

Este ano, as unidades de biblioteca do 1.º e 2.º CEB do AEPM vão desenvolver as suas atividades a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.
Ao longo dos três períodos lectivos, haverá exposições, sessões temáticas / de contos, concursos e encontros com escritores, relacionados com algumas das 17 metas.
Para já, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, para além de exposições sobre os ODS nas várias unidades, está decorrer na EB2MOP um concurso de escrita, desenho e vídeo a partir do mote «Vamos imaginar… um mundo melhor».

Contos do mar ameaçado

A propósito da comemoração do Dia Europeu do Mar, do Dia Mundial da Tartaruga e do Dia do Autor Português, que se celebram entre 20 e 23 de Maio, a biblioteca da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua realiza um conjunto de sessões de leitura em voz alta sobre a temática da poluição marinha.
As obras a apresentar são «Karaka», de Carmelinda Gonçalves Abu-Raya, «Roubar ao mar», de Carmen Zita Ferreira, e «Marina e os mares de plástico», de Carlos Alberto Silva.
A iniciativa tem como objectivos promover a leitura e os autores de língua portuguesa e comemorar as referidas efemérides, alertando para a necessidade de alterar comportamentos.
As inscrições podem ser feitas na sala de professores da EB2MOP ou na biblioteca escolar.

Concurso Nacional de Leitura 2019: apurados os representantes do Agrupamento

Este slideshow necessita de JavaScript.

Realizaram-se, nos dias 7 e 8 de janeiro, as provas do primeiro momento do Concurso Nacional de Leitura 2019. Organizadas pela Biblioteca Escolar, as provas permitiram apurar, entre os cerca de 250 alunos participantes, os melhores de cada ciclo de ensino que irão representar o Agrupamento na fase intermunicipal deste concurso. Os alunos apurados foram os seguintes: 1º Ciclo: Letícia Ferreira (EB1 Mira de Aire nº1) e Guilherme Fernandes (EB1 Mendiga); 2º Ciclo: Lara Santos (EB2 Manuel O. Perpétua) e Alice Pereira (ES Mira de Aire); 3º Ciclo: Beatriz Marques e Pedro Vieira (ES Porto de Mós); Secundário: Daniela Franco e Alexandre Jorge (ES Porto de Mós). As provas, realizadas em todas as escolas do Agrupamento, incidiram nas obras Lendas do mar, de José Jorge Letria, no 1º Ciclo; O rapaz e o robô, de Luísa Ducla Soares, no 2º Ciclo; Coração sem abrigo, de José Jorge Letria, no 3º Ciclo; As pequenas memórias,de José Saramago, no Ensino Secundário. A Biblioteca Escolar agradece a todos os participantes bem como aos professores que promoveram este concurso junto dos seus alunos. O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que visa promover a leitura autónoma dos alunos de todos os ciclos de ensino.

Os caminhos da água

Cascata do ribeiro da Fórnea, Alcaria, Porto de Mós.

TAREFAS

Cada grupo deve:
1 – Aceder às páginas indicadas no seu subtema.
2 – Recolher informações sobre o assunto: cinco ou seis, na forma de frases afirmativas.
3 – Confrontar as informações em pelo menos duas das páginas indicadas, de modo a confirmar a sua veracidade.
4 – Transformar as frases recolhidas em frases interrogativas (perguntas).
5 – Elaborar três alternativas de resposta para cada pergunta: uma certa, uma errada (mas que parece certa) e uma «tonta».

Continuar a ler

Em busca do «mar desaparecido» no Alqueidão da Serra


A escritora Alda Serras vai apresentar o seu livro «desculpa, por acaso viste o mar», no próximo dia 30 de outubro, às crianças do JI e da EB1 de Alqueidão da Serra.
A sessão está agendada para as 14h30, na biblioteca da Junta de freguesia, que apoia a iniciativa e a quem a BECRE-AEPM agradece.
A autora é professora de Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Entre 2009 e 2013, desempenhou funções de professora bibliotecária, coordenando várias bibliotecas escolares de 1.º Ciclo. Foi nesse período que descobriu o mundo da literatura infantil e se iniciou na deliciosa tarefa de “dar a ler”.
Continuar a ler

Filipe LS Monteiro em Porto de Mós e Mira de Aire

No âmbito do MIBE 2018 (Mês Internacional da Biblioteca Escolar), o escritor, cientista e mágico Filipe LS Monteiro irá encontrar-se, no próximo dia 22 de outubro, com os alunos dos 3º e 4º anos de Porto de Mós e Mira de Aire.
Filipe L. S. Monteiro é licenciado em Química Analítica pela Universidade de Aveiro desde 1988. Durante mais de vinte anos desenvolveu a sua atividade profissional na indústria, onde exerceu várias funções (área de Controlo da Qualidade, Direção de Produção, Desenvolvimento de Novos Produtos e Tecnologias e apoio na Certificação da Qualidade e Ambiente da empresa). Em finais de 2009 trocou essa atividade por outras paixões: o ilusionismo, a divulgação da ciência e a escrita.
Até à data, publicou quatro livros, três para crianças e um para jovens e adultos.
Na primeira categoria, estão «O brinquedo que estava esquecido», «O menino que queria salvar o mundo» e «Mestre Carbono, o cientista». O quarto é um romance de aventuras que se desenrola na região de Porto de Mós e tem por título «O segredo da Serra dos Candeeiros». Todos estes livros poderão ser adquiridos no dia e locais das sessões.

Biblioteca da EB2MOP promove concurso de desenho e escrita


No âmbito do 10.º aniversário da integração da biblioteca escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua (BE-EB2MOP) na RBE e do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, esta estrutura promove um concurso artístico-literário, regido pelo seguinte regulamento:

Art. 1.º – O concurso é aberto a todos os alunos da EB2MOP.
Art. 2.º – O tema do concurso é «Eu gosto da minha biblioteca escolar porque…».
Art. 3.º – O concurso é organizado nas seguintes modalidades:
Modalidade 1 – Desenho;
Modalidade 2 – Escrita.  Continuar a ler

Luísa Ducla Soares e Daniel Completo nas Pedreiras e Porto de Mós


A escritora Luísa Ducla Soares e o músico Daniel Completo vão encontrar-se, no próximo dia 19 de março, com os alunos dos centros escolares de Pedreiras (de manhã) e Porto de Mós (à tarde).
Na bagagem, trazem poemas e canções dos livros «Quem dá asas às palavras», «Três amigos muito divertidos» e «Quem não trabuca não manduca – a cigarra e a formiga». As obras, todas elas incluindo um CD áudio, estão disponíveis nas bibliotecas destas escolas, a preço especial.
A sessão da tarde, que decorrerá no Cineteatro de Porto de Mós, terá como destinatários, para além de todas as crianças do Centro Escolar de Porto de Mós, as do pré-escolar e 1º CEB de Fonte do Oleiro e os alunos do 1º CEB de Alqueidão da Serra.
Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós, a quem a equipa da BECRE agradece.