(C)Sem Meias Palavras: alunos aconselham livros aos seus colegas mais novos

Este slideshow necessita de JavaScript.

(C)Sem Meias Palavras foi o nome escolhido para a atividade de promoção da leitura dinamizada pela Biblioteca Escolar, nos meses de maio e junho, para as turmas do 7º ano.

Inspirado no princípio dos speed dates anglo-saxónicos, os mediadores de leitura, alunos dos 8º e 9 anos, tinham dois minutos para “seduzir” os seus colegas do 7º ano para a leitura de um livro que eles próprios já leram e de que gostaram.

A atividade contou com a colaboração dos docentes de Português das turmas no âmbito do projeto Ler+, uma hora semanal dedicada à leitura oferecida pelo Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

No final, os alunos do Ler+ eram convidados (mas não obrigados) a levar um exemplar do livro que mais lhes agradou. E assim, perto de metade aceitou as sugestões dos seus colegas mais velhos.

Esperamos que esta atividade tenha contribuído para que muitos jovens tenham encontrado o livro certo para eles pois, citando o escritor James Patterson, “não há jovens que não gostam de ler”; há é muitos jovens que “não estão a ler os livros certos “.

A terminar, a Biblioteca Escolar não pode deixar de agradecer a todos os alunos das turmas 8ºB, 8ºD e 9ºC que se disponibilizaram para preparar e apresentar os livros por si escolhidos.