O “Bando das Cavernas” na ESMA com o seu autor Nuno Caravela

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Facepedra, O Yô-Tube, ou o Mamute Escolar, para transporte de alunos, são algumas das realidades imaginadas pelo autor e ilustrador Nuno Caravela na sua coleção de livros “O Bando das Cavernas” situada… na pré-história.

O autor desta bem-sucedida série de livros juvenis esteve na biblioteca da Escola Secundária de Mira de Aire, no passado dia 8 de maio, para duas sessões com as turmas dos 4º, 5º e 6º anos das escolas de Mira de Aire.

Após uma fantástica dramatização por alguns alunos do 5º ano, Nuno Caravela apresentou as personagens e várias curiosidades dos livros do Bando das Cavernas. Seguiram-se momentos de questões colocadas pelos alunos, previamente preparadas nas aulas de Português.

No final de cada sessão foi anunciado o vencedor do concurso de criatividade proposto às turmas dos 5º e 6º anos, no sentido de imaginar objetos dos nossos dias que pudessem ser usados pelas personagens do Bando das Cavernas. As vencedoras foram a Ana Ferreira e a Filipa Vieira que inventaram a “Skatedeira roladora” e o “Gira pedras”. Às vencedoras, a biblioteca ofereceu um livro do Bando dos Quatro, que foi devidamente autografado pelo seu autor.

Esta atividade resultou de uma organização conjunta da biblioteca escolar, das docentes de Português, da Livraria Americana de Leiria e da editora Booksmile que ofereceu a todos os alunos brindes muitos divertidos, especialmente a original esferográfica de osso.

Apresentamos de seguida algumas opiniões dos nossos alunos sobre este evento:

A visita do escritor foi muito interessante e as personagens dos seus livros são muito divertidas. A minha preferida é o Tocha, porque ele gosta de desportos radicais e eu também. (Joana, 5.ºA)

O Bando das Cavernas é muito divertido e a apresentação que o escritor Nuno Caravela fez da sua obra também foi fantástica. (Elisa 5.ºA)

Eu gostei muito do autor Nuno Caravela. É muito simpático, escreve bem, e ilustra ainda melhor as suas obras. (Matilde, 5.ºA)

Gostei muito da Ruby, porque ela tira o Bando do perigo e é a única rapariga. (Carolina Oleiro, 5.ºA)

Foi muito divertido e até acho que o espaço foi pequeno, podíamos ter ido para o auditório. (Miguel, 5.ºA)

Muito interessante esta obra, pois o autor mistura a Idade da Pedra com algo mais moderno e, depois, dá objetos como o Facepedra. (Martim, 6.ºA)

As páginas destes livros estão cheias de imaginação e criatividade pré-histórica. No final, o autor respondeu a algumas perguntas, deu autógrafos e a Editora ofereceu alguns presentes. (Leonor, 6.ºA)