Em março celebramos a leitura

No Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, a Semana da Leitura torna-se «Mês da Leitura» e as actividades previstas decorrem ao longo do mês de Março. Também o lema se «estende», adaptando-se para «O prazer de ler em voz alta».
Uma das atividades previstas é a organização, nas EB1 e JI, de «festas da leitura em voz alta», criando momentos de partilha entre alunos, professores, professores bibliotecários, funcionários, pais e outros intervenientes no processo educativo.
Outra iniciativa será a distribuição, pelas EB1 sem biblioteca, de bibliocaixas com obras do PNL e da Educação Literária, que ficarão disponíveis em cada sala até ao final do ano lectivo. Desta acção, daremos conta noutro artigo.

Este é o 11º ano consecutivo que o Plano Nacional de Leitura desafia as escolas dos vários níveis de ensino a celebrar a Semana da Leitura, cujas datas estão balizadas entre 27 e 31 de março, mas podem estender-se ou concretizar-se noutros dias.
O tema deste ano é «O Prazer de Ler» e os objectivos incluem a promoção do gosto pela leitura, «sublinhando as dimensões do prazer e da festa», «tornar visível a leitura e a escrita, na comunidade escolar», «estimular a imaginação, articulando a palavra, a leitura, as ciências e as artes» e «envolver as famílias e as comunidades em atividades de leitura».