“(H)Ora Eça!” na ESPM e na ESMA

Assinalando o 171.º aniversário do nascimento de Eça de Queirós, a 25 de novembro de 1845, iniciou-se, pelas 10 horas, a Hora Eça nas Escolas Secundárias de Porto de Mós e de Mira de Aire. Cerca de cinquenta alunos das turmas de 9.º ano «invadiram» os espaços escolares, para presentear toda a comunidade com algumas das muitas frases marcantes que este escritor nos deixou na sua obra. Foi assim uma oportunidade para relembrar (ou tomar um primeiro contacto com) este escritor, considerado por muitos um dos maiores autores portugueses de sempre.

A Hora Eça continuou ao longo do dia, com o passatempo “(H)Ora pesquisa a Aia do Eça”, que implicava a resolução de enigmas vários relativos à biobibliografia do autor, os quais levavam à descoberta de excertos deste conto, publicado em 1893, espalhados pelo recinto das escolas. Quando encontrados, estes eram devolvidos ao texto de onde haviam sido retirados, sendo colados numa versão gigante do mesmo, disponível nas bibliotecas de ambas as escolas.

Com estas atividades, organizadas pela Biblioteca Escolar, recordou-se, por algumas Horas, este extraordinário escritor que nunca poderá ser esquecido. Ora Eça!