Exposição: Auto da Barca do Inferno… A Grande Viagem

 

No âmbito do estudo da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, os alunos das turmas do 9.º ano (A e B) da Escola Secundária de Mira de Aire dinamizaram, na Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos expressivos e criativos, intitulada: «A Grande Viagem…».

Assim, estiveram patentes, nas duas semanas iniciais do terceiro período, trabalhos elaborados em materiais diversos (nomeadamente, papel, feltro, esferovite e tecidos) e com múltiplas formas de apresentação (cartazes, fantoches, esculturas, entre outras), consistindo numa recriação da obra em estudo: um cais, onde embarcam, numa das duas barcas aí presentes (Inferno e Paraíso), após a sua morte, de acordo com a sua conduta em vida, diversos tipos sociais da época vicentina, por exemplo, Fidalgo, Onzeneiro, Sapateiro, Frade, Alcoviteira, Corregedor e Procurador. Há quinhentos anos, (como hoje, ousamos acrescentar), a vaidade, a avareza, o roubo, a devassidão de costumes e a corrupção lotaram o batel infernal!

Para além dos trabalhos dos alunos, esta exposição contemplou uma seleção de fotografias referentes à visita de estudo realizada por estes alunos no dia 03/02/2016, a Cascais e Lisboa, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Português, na qual visitaram a Casa das Histórias – Paula Rego e assistiram à representação teatral do texto de Gil Vicente, no Mosteiro do Jerónimos, respetivamente. Efetivamente, esta exposição foi palco das memórias de uma grande e inesquecível viagem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *