Concurso Nacional de Leitura 2016: fase de escola

{vembed V=152766439}

Realizaram-se nos dias 12 e 13 de janeiro as provas de seleção para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura 2016, promovidas pela Biblioteca Escolar. As provas permitiram apurar, de entre os trinta alunos inscritos, quatro do 3º Ciclo e outros tantos do Ensino Secundário que, ao longo do segundo período, representarão as escolas secundárias de Porto de Mós e Mira de Aire na fase distrital do concurso. Os oito alunos apurados foram os seguintes:

3º Ciclo:
1. Diogo Paulo (7ºA-PM)
2. Gabriel Jorge (7ºA-PM)
3. Beatriz Santos (7ºE-PM)
4. Constança Caetano (9ºB-MA)

Secundário:
1. Daniela Gonçalves (10ºCT-MA)
2. Leonor Ferreira (10ºCT-MA)
3. Ana Flor Saraiva (10ºCT-MA)
4. Tiago Guerreiro (11ºCPM-PM)

As provas desenvolveram-se em duas partes: a primeira era constituída por questões orais e a segunda por uma prova escrita. Tendo por base livros de três escritores portugueses e um estrangeiro, as questões colocadas eram relativas ao conto “Singularidades de uma rapariga loura”, de Eça de Queirós, e ao romance Sonata em tons de azul, de Daniel Marques Ferreira, para os alunos do 3º Ciclo. No Ensino Secundário, os concorrentes leram Manhã submersa, de Vergílio Ferreira, e A ignorância, de Milan Kundera.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que visa promover a leitura entre os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.