Dia da bolacha

{vembed V=150598369}

Quem inventou a bolacha Maria? E porque é que a bolacha Oreo se chama assim? Estas e muitas outras curiosidades sobre a bolacha constituíram parte das duas exposições que a Biblioteca Escolar do Agrupamento apresentou, no passado mês de dezembro, nas escolas secundárias de Porto de Mós e Mira de Aire.
Ficámos assim a saber que a bolacha Maria foi inventada por dois padeiros ingleses, James Peek e George Freans, em 1875, aquando do casamento do segundo filho da rainha Vitória (Alfredo, Duque de Edimburgo) com a duquesa russa Maria Alexandrovna. 

Quanto à bolacha Oreo, foi inventada em 1912, nos Estados Unidos, e diz-se que assim se chama porque as letras “O” do nome simbolizam as duas bolachas, enquanto as demais correspondem ao recheio, que é de creme (cream em inglês); obtemos assim: O-cREam-O.
O Dia da Bolacha celebra-se a 4 de dezembro. A sua origem é incerta, mas encontram-se referências a ele no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.
Celebrar este alimento, tão presente nas nossas vidas, sob múltiplas formas, foi um dos intuitos destas exposições que, para além das histórias e curiosidades referidas, incluíram ainda poemas e fotografias de pacotes de bolacha Maria de várias partes do mundo.
Mas, claro, não se podia celebrar o Dia da Bolacha sem comer bolachas. Por isso, ao longo desse dia, e com o apoio da Direção do Agrupamento, foram oferecidas bolachas a toda a comunidade escolar, em vários locais das duas escolas envolvidas, desde as bibliotecas ao Bar, passando pelas salas de professores e pelos serviços administrativos. E assim se construiu esta iniciativa, bem gostosa para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.