DICA – Objetivos, ações propostas e impactos esperados

tablet escola

OBJETIVO 1
Construir progressivamente um currículo de agrupamento para a aprendizagem sistemática, em contexto curricular, de competências na área da literacia da informação e dos média.

Ações propostas
Levantamento, nos programas e nas orientações curriculares dos 2º, 3º ciclos e Secundário, bem como nas planificações existentes nos Planos de Turma das turmas selecionadas, dos conteúdos que possam ser operacionalizados com atividades e projetos que permitam o acompanhamento dos alunos ao longo de todo o circuito da informação.

Impactos esperados
À medida que o projeto se desenvolver nos vários anos de escolaridade (do 5º ao 11º ano), construir-se-á um documento que reunirá os conteúdos identificados nas várias disciplinas, bem como as estratégias e atividades utilizadas nas sessões realizadas com os alunos, que servirão de sugestões.
Com o tempo, num prazo de três a cinco anos, será possível obter informação relativa à maioria das disciplinas. O documento assim construído servirá de base para que todos os docentes do agrupamento possam selecionar facilmente momentos de aprendizagem, em parceria com a BE, que permitam a operacionalização dos conteúdos das suas disciplinas mas também o desenvolvimento das competências transversais nas literacias selecionadas.

OBJETIVO 2
Identificar nos alunos lacunas e más práticas frequentes nas suas competências de literacia da informação e dos média e elaborar estratégias, atividades e materiais que permitam para a sua superação.

Ações propostas
– Seleção de 3 turmas no ano letivo 2015/2016 (5º, 8º e 9º anos) e três no ano letivo 2016/2017 (6º, 7º e 10º anos) para a implementação do projeto.
– Realização de duas sessões iniciais de formação para cada turma, pelo professor bibliotecário, relacionadas com a pesquisa avançada de fontes de informação na Internet e com modelos de elaboração e apresentação de trabalhos / projetos.
– Reuniões preparatórias, com os docentes das turmas, para a definição dos conteúdos que deverão ser apreendidos e das características do produto a realizar pelos alunos.
– Elaboração dos trabalhos na sala de aula, em modalidade de pares ou de pequenos grupos, utilizando tablets para o acesso à informação. Os dinamizadores do projeto e o professor da disciplina acompanham os alunos e, simultaneamente, identificam lacunas e más práticas existentes nas várias fases do circuito da informação.
– Análise das lacunas e más práticas identificadas nas aulas em função da sua frequência e do seu impacto no produto final.
– Elaboração de materiais de apoio ao utilizador que respondam às lacunas e más práticas identificadas, para os alunos das turmas e para a comunidade.
– Formação dos docentes do agrupamento relativamente às boas práticas identificadas no âmbito do projeto.

Impactos esperados
Melhoria das competências dos alunos nas literacias da informação e dos média. A evolução das competências dos alunos será avaliada numa perspetiva de dois anos letivos.

OBJETIVO 3
Estimular práticas de ensino cooperativo entre a biblioteca escolar e os docentes na área das literacias da informação e dos média.

Ações propostas
Implementação do serviço “Quero uma mãozinha…” para:
– Os alunos poderem mais facilmente solicitar apoio no espaço da biblioteca;
– Os docentes poderem solicitar a participação da biblioteca no processo de ensino-aprendizagem através do planeamento e da operacionalização conjunta de conteúdos curriculares em moldes semelhantes aos descritos no objetivo anterior, embora com caracter eventual.

Impactos esperados
Aumento das situações de trabalho cooperativo entre as BE e os docentes.
Alargamento progressivo a outros docentes e outras disciplinas aproveitando a dinâmica criada com as ações propostas para as turmas alvo do projeto.

RECURSOS
– 2 professores dinamizadores (originalmente eram 3) em 3 escolas (ESPM, ESMA, EB2MOP)
– 14 tablets de 10″
– 3 conjuntos de 14 e-books de títulos constantes da Educação Literária prevista nas metas de Português.