Projecto «Camila e as histórias viajantes»

camila viajantes

Objectivos: Estreitar laços entre os JI do AEPM, através da partilha de leituras; promover o gosto de ouvir e contar histórias; desenvolver competências de comunicação.

Destinatários: JI com e sem serviço de BE

Calendarização: ao longo do ano; uma sessão por período em cada sala. No caso do JI ser servido por uma BE, a sessão desenrolar-se-á aí, no horário de actividade da mesma; no caso em que tal não aconteça, a actividade decorrerá na sala do grupo, em dia/hora a determinar.

Descrição: A gralha Camila desloca-se a cada uma das salas dos JI, levando um livro com uma história escolhido pelos meninos da última sala onde esteve, acompanhado por uma mensagem «escrita» por estes. Na visita à sala do JI seguinte, levará uma nova história, escolhida pelos meninos da sala do JI que visita, bem como uma mensagem de apresentação da mesma.

 

Procedimentos

Antes da sessão: A Educadora responsável escolhe com as crianças um livro infantil com uma das histórias da sua preferência; prepara a narração dessa história com as crianças; elabora com estas uma mensagem para a sala do JI seguinte.

Durante a sessão: Numa primeira fase, a Camila lerá / contará a história enviada pela sala do JI anterior; depois, passar-se-á à história escolhida pelas crianças do JI visitado, que será também lida / narrada no momento pela Educadora responsável ou recontada pelas crianças. No final, a Camila deixará o livro e a mensagem que traz e receberá o livro e a mensagem para a sala do JI seguinte.

Depois da sessão: A exploração da história trazida pela Camila ficará ao critério da Educadora responsável, sugerindo-se que se faça uma análise da mesma com as suas crianças, que poderá servir de base a uma mensagem de agradecimento às crianças que a escolheram.

O livro chegado com a Camila será posteriormente devolvido à origem pela Educadora responsável (por exemplo, na reunião de Departamento seguinte), com a mensagem das crianças que o receberam.

CIRCUITO A (Carlos A. Silva): Alqueidão da Serra 1, Alqueidão da Serra 2, Arrimal 1 + Arrimal 2, Corredoura, Fonte do Oleiro, Mendiga, Porto de Mós 1, Porto de Mós 2, Porto de Mós 3, S. Bento, Serro Ventoso, Tojal

CIRCUITO B (Isabel Jorge): Alvados, Calvaria 1, Calvaria 2, Casais Garridos, Cumeira de Cima, Juncal, Mira de Aire Nº 1, Mira de Aire Nº 2, Pedreiras 1, Pedreiras 2, Pedreiras 3, S. Jorge

Deixe uma resposta