Livros sobre a I República (1º e 2º CEB)

a_minha_prim_rep

A Minha Primeira República
de José Jorge Letria; ilustração de Afonso Cruz
O princípio de 100 anos de História
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 64
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722038591
Colecção: Moinho de Vento
Faixa etária: a partir dos 8 anos

No dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Neste livro, José Jorge Letria relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que se lhe seguiram. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país. A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano. As ilustrações de Afonso Cruz dão à narrativa o tempero e a força das imagens vivas e coloridas.

 

o_heri_da_rounda
Machado dos Santos – O Herói da Rotunda
de Afonso Cruz, José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 32
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724740584
Colecção: Figuras da hisória

Vem conhecer a história de António Maria Machado dos Santos, o homem que na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910 chegou à Rotunda para liderar centenas de homens na defesa desta posição estratégica. Mantendo-se firme e irredutível, mesmo face a notícias contraditórias que davam a revolução como detida pelas forças do Rei, Machado dos Santos aguentou a posição e a sua atitude foi decisiva nos eventos que se desenrolaram, culminando com o anúncio da implantação da República, a 5 de Outubro de 1910. Cem anos depois, José Jorge Letria relata-nos a vida de Machado dos Santos, e Afonso Cruz ilustra, de forma exemplar, a vida deste herói esquecido.

dia_que_mataram_rei
O dia em que mataram o Rei
de José Jorge Letria
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Texto Editores
ISBN: 9789724734057
Idioma: Português

A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma estadia em Vila Viçosa, o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço.
Numa linguagem simples e adequada, explica-se aos mais pequenos este acontecimento e a sua importância na História de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.