Técnicas de pesquisa no Catálogo da BE/CRE (OPAC)

O motor de pesquisa do Catálogo (base de dados) da BE/CRE tem algumas semelhanças com os motores que encontramos na Internet, mas também algumas diferenças; por isso, é necessário conhecer as diferenças para conseguir uma pesquisa mais eficaz.

Existem quatro campos para inserir palavras para pesquisa; em cada campo, pode-se escolher o tipo de informação procurada (autor, título, assunto, etc.) utilizando o menu descendente.

Autor: na pesquisa por autor, o melhor é colocar só o apelido do autor (é indiferente utilizar letras maiúsculas ou minúsculas); se houver muitos resultados, acrescentar o nome do autor, com vírgula e espaço antes:

Ex.:   Magalhães, Ana Maria

Título: na pesquisa por título, é necessário inserir o título na sua totalidade ou o início; se forem inseridas partes do título (do meio ou do fim) sem inserir o início, não haverá resultados:

Ex.:     Pedra Filosofal (= 0 resultados)

Harry Potter (= 7 resultados)

Harry Potter e a pedra filosofal (= 2 resultados)

Assunto: inserir aqui o assunto procurado; caso não existam resultados, tentar com palavras sinónimas ou com palavras mais generalistas como por exemplo o nome da classe ou da subclasse a que pertence o tema procurado (As classes e subclasses existentes na Biblioteca podem ser consultadas na secção Organização dos fundos).

É também possível ter acesso à lista de todos os assuntos existentes na base de dados clicando no ícone à direita do campo Assunto do motor de pesquisa.

 

Palavra: caso nenhum dos três campos anteriores tenha dado resultados, ou caso não haja certeza sobre as expressões de pesquisa adequadas (título, assunto), inserir UMA PALAVRA chave neste campo. (Atenção: quando se inserem nomes de autores neste campo, o resultado é nulo).

Caso uma palavra dê muitos resultados, limitar esses resultados acrescentando mais palavras noutros campos; nesse caso, utilizar os operadores boleanos disponíveis à esquerda dos campos de pesquisa:

Ex.: (Procuro uma gramática francesa)

Gramática (= 54 resultados)

Gramática + NÃO  + Portuguesa (= 29 resultados)

Gramática + E+ Francesa (= 29 resultados)

 

Em caso de dúvida, pedir ajuda nos balcões de atendimento das bibliotecas.