Técnicas de pesquisa avançada na Internet

Palavra(s) chave

Um dos aspectos mais importantes a ter em conta quando se procura informação na Internet é a(s) palavra(s) inserida(s) no motor de pesquisa utilizado. Para encontrar a informação desejada, é fundamental pensar nas palavras / expressões / frases típicas que poderão existir numa página da Internet que fale do assunto pretendido.

A maioria dos motores de pesquisa da Internet ignora palavras com menos de 3 letras; por isso, para procurar algo sobre “Porto de Mós”, por exemplo, basta inserir as palavras “Porto” e “Mós”. Para muitos motores, também é indiferente a utilização de acentos e de letras maiúsculas.

Pesquisa com operadores boleanos

Quando se inserem várias palavras nos motores de pesquisa, eles apresentam endereços de páginas que podem ter uma, algumas, ou todas as palavras introduzidas. Este tipo de pesquisa produz, normalmente, um grande número de resultados, muitos deles pouco relevantes.

Os operadores boleanos são símbolos que permitem limitar o número de resultados obtidos e excluir a maior parte dos endereços que não são relevantes.

Seguem-se alguns exemplos:

· +

Quando se insere uma palavra, seguida de outra(s) precedida(s) do operador ” + “, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm todas as palavras introduzidas.

Ex.:    (Procuro informação sobre árvores de fruto, nomeadamente sobre pereiras)

pereira  +árvore

Neste caso, os resultados obtidos serão páginas onde existam a palavra “pereira” e a palavra “árvore” eliminando assim, por exemplo, todas as páginas que tenham a palavra “pereira” sem a palavra “árvore”.

·

Quando se insere uma palavra, seguida de outra(s) precedida(s) do operador ” – “, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm as palavras introduzidas sem esse operador, mas eliminará as páginas onde existam as palavras precedidas do operador.

Ex.:    (Procuro informação sobre a freguesia de Benfica mas pretendo eliminar todas as páginas que falem do clube de futebol Benfica)

benfica  -futebol  -clube

 Neste caso, os resultados obtidos serão páginas onde existe a palavra “benfica” mas não existem as palavras “futebol” e “clube”.

· *

Quando se insere o início de uma palavra seguida do operador ” * “, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm palavras começadas pelas letras introduzidas.

Ex.:    (Procuro informação sobre tecnologia)

tecn*

Neste caso, os resultados obtidos serão páginas onde existam palavras começadas por tecn como tecnologia, técnico, técnica, etc.

Pesquisa com expressões

Uma das formas mais rápida e eficaz de encontrar informação na Internet é a utilização de expressões entre aspas. Em vez de inserir palavras-chave, usam-se expressões ou partes de frases que estão habitualmente presentes em páginas que falem do assunto pretendido.

Ex.:    (Procuro informação sobre árvores de fruto, nomeadamente sobre as espécies de pereiras existentes)

“espécies de pereira”

Neste caso, os resultados obtidos serão unicamente páginas onde existe a expressão “espécies de pereira” deixando de fora todas as que contêm as palavras “espécie” e “pereira”, mas em sítios diferentes da página.

Pesquisa específica

Se pertinente, podemos determinar que a pesquisa será somente efectuada em certas páginas ou com vista a obter certos tipos de ficheiros.

· site:

Utiliza-se quando se pretende que a pesquisa apenas seja efectuada em páginas de um determinado país, ou de um domínio específico.

Ex.:    (Procuro informação sobre pereiras e pretendo consultar apenas páginas de instituições governamentais)

pereira site:gov

Neste caso, os resultados obtidos serão unicamente páginas cujos endereços terminam em “.gov”

· filetype:

Utiliza-se quando se pretende somente obter resultados contidos em certos tipos de ficheiros, indicando a extensão de ficheiro pretendida (ficheiros .doc, ficheiros .pdf, ficheiros .gif, etc.).

Ex.:    (Procuro informação sobre pereiras e pretendo somente informação contida em ficheiros no formato Word, cuja extensão é .doc)

pereira filetype:doc

Neste caso, os resultados obtidos estarão sempre contidos em documentos Word.

Pesquisa combinada

Todas as técnicas anteriores podem ser combinadas entre si. Contudo, não se deve combinar mais de duas ou três técnicas de modo a evitar que as instruções de pesquisa sejam contraditórias.

Ex.:    (Procuro informação sobre morangos mas pretendo eliminar todas as páginas relacionadas com a novela Morangos com açúcar)

morangos -“morangos com açúcar”

Neste caso, os resultados obtidos serão páginas que contêm a palavra “morangos” mas serão excluídas todas as páginas que contêm a expressão “morangos com açúcar”.

Outros aspectos

> Caso continue a dificuldade em encontrar a informação pretendida, pode-se experimentar as numerosas opções de pesquisa disponíveis na secção “Pesquisa avançada” da maioria dos motores existentes. Para além de terem as opções de pesquisa aqui referidas, contêm outras que também podem ser muito úteis (como, por exemplo, a definição do tamanho pretendido quando se pesquisa imagens).

> Quando se consultam as páginas sugeridas pelo motor de pesquisa, é útil a função “Editar / Localizar”, existente na maioria dos browsers, para encontrar mais rapidamente a informação pretendida.

> Ter em atenção que, consoante o motor de pesquisa utilizado (Google, Yahoo, Sapo, AEIUO, Cadê, etc.) os resultados poderão diferentes. Por vezes, não se encontra algo com um determinado motor mas consegue-se encontrar com outro. Experimentem!!!!